A ampliação do espaço feminino na política e na tomada de decisões foram alguns temas debatidos durante o painel Fórum das Mulheres Municipalistas que contou com apresentações da prefeita de Fernandes Pinheiro e presidente da Frente Municipalista das Mulheres da AMP; Cleonice SchuCk, a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski e a prefeita de Astorga e presidente do MMM-PR, Suzie Pucillo.
O painel ocorreu durante o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) – Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro, no Viasoft Experience, em Curitiba. O encontro é promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e é considerado o maior evento municipalista do Sul do Brasil.
Para a prefeita Suzie Pucillo, “a mulher deve fazer e estar onde quiser”. Ela conta que um dos desafios foi presidir o Consórcio de Pavimentação Asfáltica (Cindepar). “Pude levar o conhecimento e também qualidade para o serviço público, lutando para que os serviços sejam realizados com excelência em todas as esferas”.
Na opinião da prefeita Cleonice Schuk, o debate sobre a maior participação da mulher vai ao encontro do que se discute para os próximos pleitos. “Ainda corremos riscos de violência e essa é nossa realidade, queremos estar mais envolvidas encontrando parcerias”.
A presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas da CNM, o MMM, Tânia Ziulkoski, destacou alguns obstáculos que são enfrentados comumente pelas mulheres, entre eles a falta de um apoio mais eficaz dos partidos, a vida familiar e a violência política de gênero. Além disso, ressaltou, de 190 países pesquisados pela União Interparlamentar, o Brasil aparece somente em 142º lugar em participação feminina na política.
O Emupar tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.
Fonte: Ascom – AMP
Edição de texto: Fernanda de Freitas – Jornalista/IPZ