Os desafios, ações e calendários para as próximas eleições foram alguns temas discutidos durante o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) – Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro, no Viasoft Experience, em Curitiba.
O painel procurou mostrar as diversas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Tribunal. Segundo o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Bengtsson, o Tribunal tem se preocupado e debatido questões em três eixos: que são a inclusão das pessoas com deficiência, para que sejam mais inseridas no processo como eleitoras, assim como, também participem do processo eleitoral, por meio de atuações nas sessões durante as eleições.
Além disso, o Projeto Supera, lançado pelo Tribunal, quer promover a igualdade de condições nas campanhas em que tenham pessoas com deficiências. Os prédios públicos que servem como colégios eleitorais também estão na mira e já houve solicitação para que todos tenham acessibilidade e facilitem os acessos às pessoas com dificuldades de mobilidade.
Para o desembargador, o incentivo para novos eleitores, conforme as campanhas do TRE, é muito importante e o Tribunal tem realizado mutirões com esse objetivo. “Quanto mais eleitores, mais fortes ficam os municípios”.
Além do desembargador Sigurd Bengtsson, também participaram do painel, o presidente da União de Vereadores do Paraná (Uvepar), Frederico Freitag, o assessor jurídico da Uvepar, Paulo Guedes e a diretora do TRE-PR, Solange Vieira.
Fonte: Ascom AMP