Uma reunião entre prefeitos e representantes da Via Araucária – concessionária responsável por 473 quilômetros de rodovias no Paraná – debateu a distribuição do ISS entre os 18 municípios que serão impactados pela cobrança de pedágios e obras.
Uma das propostas discutida e ponto de debate em reuniões futuras, é a divisão entre as cidades do percentual de ISS que caberá a cada um, levando em conta a extensão de estrada que passa pelo município.
A reunião aconteceuu durante o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) – Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro, no Viasoft Experience, em Curitiba, e tem sido considerado o maior encontro municipalista do Sul.
O prefeito de Campo Largo e 2º vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Maurício Rivabem, destacou o diálogo e transparência da reunião. “O encontro foi muito importante, serão novos recursos e temos que tratar tudo com muita responsabilidade; importante é estarmos todos juntos e caminharmos à frente”.
O coordenador institucional da Via Araucária, João Sarolli, disse que o encontro foi muito positivo e uma oportunidade de mostrar o trabalho e as ideias em relação à concessão. “Houve um entendimento muito grande, o modelo que pode ser adotado é positivo, e o mais importante foi o diálogo, transparência, e estamos abertos às sugestões”.
A Via Araucária iniciou suas atividades em 28 de fevereiro e segundo Sarolli, já realizou 60 quilômetros de roçadas e aplicou um grande volume de CBUQ.
Também participaram do evento os prefeitos de Balsa Nova, Marcos Antônio Zanetti; de Imbituva, Zaqueu Bobatti; de Inácio Martins, Júnior Benato, o diretor da CNM, Joarez Henrichs; a assessora jurídica da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Francine Frederico; além de representantes de prefeituras e associações. Gabriel Moretini e Danilo Iankovski também representaram a Via Araucária.
O Emupar tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.